quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Gripe Suína

Como este é um assunto polêmico...pelo menos por enquanto, resolvi escrever sobre...
Não sei se é essa gripe é tudo isso que estão falando, a verdade é que nem sei o que pensar sobre ela, afinal uns falam uma coisa, outros falam outra e isso deixa a nossa cabeça cheia de caraminholas!
Enfim, p/ mim essa é uma doença como qq outra, todos estamos sujeitos a pegar, e se pegarmos, o que nos resta fazer é...cuidar! Mas aí é que está o problema! Estava pensando que era "simples" assim até ler o jornal de hj, que dizia que aqui em Jundiaí o TAMIFLU está em falta. Será que é por isso que as pessoas estão morrendo?? Meu Deus como pode uma coisa dessas?
No jornal ainda saiu o depoimento de um médico e o transtorno que foi para conseguir o tal remédio quando descobriu que a mulher estava com a gripe. O exame específico que é feito para detectar a gripe suína, teve que ser feito em SP, pq em Jundiaí não fazem. Ele fez depois de 5 horas de espera e ainda desembolsou 115 reais! Ë brincadeira???? (p/ ver a reportagem: www.potaljj.com.br/interna.asp?int_id=87882). Apesar do transtorno, tudo p/ ele foi mais fácil. Por ser médico, conseguiu várias caixas do Tamiflu, pq ele próprio fez a receita. Sorte dele, graças a Deus deu td certo! Mas e as pessoas que não tem esse "poder"? Morrem no hospital! Isso é um absurdo!!! Ninguém se preocupa com o povo mesmo! É palhaçada esse governo! De dependermos deles, morreremos de gripe....só o que nos resta, é prevenir!

Aí vão algumas dicas do médico Mário Lúcio De Marchi, de Jundiaí:

1)O que muda com a confirmação da epidemia de gripe suína no Brasil? Isso significa que, com o número crescente de casos, o vírus passa a circular livremente entre as pessoas, principalmente em ambientes fechados e aglomerados. Com o frio do inverno e o retorno às aulas, quando as crianças voltarão a conviver umas com as outras, essa epidemia tende a se expandir. Isso, porém, não quer dizer que haverá um número maior de mortes por causa da doença. Devido às providências adotadas no ano passado, para enfrentar a possibilidade da gripe aviária, o país está mais bem preparado para enfrentar uma epidemia deste tipo.

2) Como o vírus Influenza A H1N1, causador da nova gripe, é transmitido? Essa nova doença tem a mesma forma de contágio de outros tipos de gripe. Pode ser pelas gotículas de saliva, que podemos soltar enquanto estamos conversando, ou quando espirramos. A contaminação ocorre pelas mãos quando a pessoa doente cobre a boca ao tossir ou espirrar, e a seguir cumprimentam outros com as mãos ou toca objetos e corrimões que na seqüência são tocados por outros que acabam por levar as mãos aos olhos, ao nariz ou à boca. Por isso há a recomendação de usar lenços descartáveis ao tossir ou espirrar, lavar as mãos com freqüência e evitar coçar olhos e nariz.

3) Por que os adultos jovens, considerados fora do grupo mais prejudicado pela gripe comum (crianças e idosos), está sendo tão afetado pela gripe suína? Na atual epidemia, tem sido observada uma resposta exagerada do sistema imunológico à doença, o que provoca acúmulo de líquido nos pulmões e pode levar à pneumonia. Por isso os jovens adultos têm sido afetados de maneira mais agressiva pelo H1N1, a resposta imunológica neste grupo etário é mais acentuada. Entretanto, crianças e idosos devem continuar recebendo atenção redobrada, pois este grupo tem o sistema respiratório mais frágil.
4) Quando se inicia o contágio? A pessoa pode transmitir a doença, mesmo sem os sintomas, se ela estiver próxima ao período final de incubação, que é o tempo entre adquirir o vírus e manifestar os primeiros sintomas. Esse período pode durar de um a três dias. A pessoa começa a transmitir o vírus nas vinte e quatro horas que antecedem os primeiros sintomas. Após a manifestação da doença, o vírus pode ser transmitido por até sete dias, porém as pessoas imunodeprimidas podem transmitir o vírus por um período muito maior.
5) Qual a diferença entre a gripe comum e a gripe A H1N1? Elas são causadas por diferentes subtipos do vírus Influenza. Os sintomas são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares e dores nas articulações. Por isso, não importa, neste momento, saber se o que se tem é gripe comum ou a nova gripe. A orientação é: ao ter alguns desses sintomas, procurar seu médico ou ir a um posto de saúde.

6) Como eu posso me prevenir da doença? Alguns cuidados básicos de higiene podem ser tomados, como lavar bem as mãos várias vezes ao dia com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.
7) A máscara para cobrir a boca é útil? As máscaras só são indicadas àqueles que têm um risco aumentado para desenvolver complicações causadas pela gripe, como imunossuprimidos, crianças, idosos e pessoas com doenças de base. Mas isso apenas quando se está em contato com pessoas que estão doentes. Não é necessário usá-la em ambientes ao ar livre e nem mesmo em ambientes fechados.

Confira abaixo orientações do Ministério da Saúde para a prevenção e controle de doenças de transmissão respiratória:
-Lavar as mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz);
-Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
-Usar lenço de papel descartável;
-Proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
-Orientar para que o doente evite sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas);
-Evitar aglomerações e ambientes fechados (deve-se manter os ambientes ventilados);
-É importante que o ambiente doméstico e de escritório seja arejado e receba a luz solar, pois estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias;
-Cultivar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física;
-Nunca utilizar medicamentos sem orientação médica.

Fonte: Fleury Medicina e Saúde (revisado pelo Médico do Trabalho)

Um comentário:

  1. tenho preguiça de ler mas esse eu lí e me interressei esta demais, flor...
    bjos, miriam maprado de omije.

    ResponderExcluir