segunda-feira, 11 de julho de 2011

Depois de muito tempo...

Nossa mais de um ano que não posto por aqui....não tive tempo mesmo e isso é um bom sinal, pq se não tive tempo é pq com certeza eu estava aproveitando tanto a minha vida que acabei esquecendo do blog. Estou de férias agora, enlouquecendo com a monografia, mas curtindo muito o meu amor e minha família. É tão bom!!!
Hoje resolvi escrever sobre como nós, seres humanos, devemos ser sempre gentis uns com os outros, afinal nunca se sabe o dia de amanhã... Tenho muitos amigos que devido as circunstâncias da vida, acabaram se afastando, mas sempre irei guardá-los dentro do meu coração, pois fizeram parte de momentos muito especiais na minha vida. E a vida é assim mesmo, acaba levando embora pessoas que marcaram nossas vidas, mas tb traz outras que certamente deixaram marcas. As vezes pessoas da nossa própria família acabam nos magoando, as vezes sem intenção, as vezes com...mas o que devemos pensar é que são pessoas que não estão vivendo bons momentos ou que não estão felizes e por isso precisam descontar em alguém. Infelizmente esse alguém as vezes somos nós! O que não podemos deixar acontecer, é nos influenciarmos por essa energia negativa e descontarmos da mesma maneira. Devemos sempre oferecer o que temos de melhor, pois como dizia José Datrino, mais conhecido como profeta Gentileza...GENTILEZA GERA GENTILEZA.
Encontrei um blog em homenagem a esse grande homem, o http://www.profetadegentileza.blogspot.com/ e traz um pouco da história dele, que posto aqui p/ vcs... (O texto é de Leonardo Boff)

No dia 17 de dezembro de 1961 ocorreu um fenomenal incêndio do Circo Norte-americano em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, vitimando cerca de 500 pessoas. Tal fato, como nos tempos bíblicos, serviu de estopim para o surgimento de um profeta, o Profeta Gentileza que no dia 11 de abril celebraria, se vivo fosse, 90 anos. José Datrino era seu nome, caminhoneiro do bairro Guadalupe no Rio de Janeiro. Seis dias após, véspera do Natal, por volta da 13 horas, enquanto descarregava um caminhão, confessou ter ouvido por três vezes uma mensagem divina: deveria abandonar os três caminhões, casa, terrenos e família e ir logo para ao local do incêndio "para ser o consolador de todos os que perderam seus entes queridos". Tomou um dos caminhões, carregou-o com duas pipas de vinho de cem litros e foi a Nitéroi para cumprir sua missão. Distribuíu vinho em copinhos de plástico sob uma condição: que todos pedissem "por gentileza" e não "por favor" e que dissessem "agradecido" em vez de "muito obrigado". Aqui está a essência de sua mensagem, "gentileza" e "agradecido".

Passa a vestir-se com uma bata branca cheia de apliques, com um bastão, um longo estandarte com suas mensagens, encimado por flores para lembrar o jardim do Eden e cataventos para arejar as mentes, como dizia. Instalou-se no local do incêndio, aplainou-o, transformando-o num jardim florido. Dormia no caminhão. Por quatro anos consolou a todos que iam ao local chorar de seus mortos dizendo-lhes: "o corpo está morto mas o espírito deles está em Deus".

Depois de quatro anos, percorreu o pais, o nordeste e o norte, pregando "Gentileza" e "Agradecido". Por fim fixou-se no Rio percorrendo a cidade com seu evangelho da gentileza, como um Dom Quixote bizarro mas que conquistou a simpatia de todos, cantado por músicos e artistas, até morrer em 1996 em Mirandópolis, São Paulo. Foram 35 anos de coerente missão profética. Esta figura nos sugere algumas reflexões.

O Profeta Gentileza nos confirma o fato religioso que não se inscreve no âmbito da razão analítica mas da inteligência emocional onde ocorre "o sentimento oceânico" como dizia o romancista Romain Roland se contrapondo a Freud. No Profeta Gentileza aparece uma mística trinitária, rara na história cristã, do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ele sempre acrescenta uma quarto elemento feminino, a natureza ou Maria. C.G. Jung mostrou que o 3 e o 4 não devem ser vistos como números mas como arquétipos: o 3 de uma totalidade para dentro e o 4 de uma totalidade para fora. Eles dizem a Trindade cristã em si (o 3) e o Reino da Trindade que incluiu a criação(o 4).

Como todo profeta, Gentileza denuncia e anuncia. Denuncia este mundo, regido "pelo capeta capital que vende tudo e destrói tudo". Vê no circo destruido uma metáfora do circomundo que também será destruido. Mas anuncia a "gentileza que é o remédio para todos os males". Deus é "Gentileza porque é Beleza, Perfeição, Bondade, Riqueza, a Natureza, nosso Pai Criador". Um refrão sempre volta, especialmente nas 56 pilastras com inscrições na entrada da rodoviária Novo Rio no Caju: "Gentileza gera gentileza, amor". Convida a todos a serem gentis e agradecidos. Na verdade, anuncia um antídoto à brutalidade de nosso sistema de relações. É precursor, sob a linguagem popular e religiosa, de um novo paradigma civilizatório urgente em toda a humanidade.

Por isso se alguém lhe oferecer algo de ruim, ofereça-lhe flores, seja gentil, não custa nada e vc ganha muito. Agradeça sempre por tudo o que a vida lhe oferecer e nunca se esqueça: GENTILEZA GERA GENTILEZA!



O vídeo de música "Gentileza" gravada por Marisa Monte em homenagem ao profeta