terça-feira, 20 de outubro de 2009

A Cor do Paraíso

A Cor do Paraíso

Título Original: Rang-e Khoda
Diretor: Majid Majidi
Gênero: Drama
Ano: 1999 (Irã)
Duração: 90 min
Elenco: Hossein Mahjoub, Mohsen Ramezani, Salime Feizi, Farahnaz Safari, Elham Sharifi, Behzad Rafi, Mohamad Rahmani, Morteza Fatemi, Kamal Mirkarimi, Masoome Zinati, Zahra Mizani, Ahmed Aminian, Moghadam Behboodi.


Um dos filmes mais comoventes que já assisti. Uma produção iraniana que faz qualquer ser humano repensar suas concepções em relação à vida. O filme narra a história de Mohammed, um garoto cego que vive em uma escola para deficientes visuais e que nas férias vai visitar suas irmãs e a avó. A figura da avó é fantástica, ela incentiva o garoto a crescer e a ser alguém na vida, acredita na capacidade dele. O fato de ele ser cego não é obstáculo, pelo contrário, ele vive como uma pessoa normal. O único “problema” que podemos destacar na vida do garoto é o fato de o pai não aceitar a deficiência do filho. Apesar de muitas vezes parecer que o pai se incomoda com o garoto, acredito que não seja esse o ponto principal, e sim a questão cultural, do preconceito das pessoas, da sociedade perante tal dificuldade. Mas vemos isso apenas nas ações do pai, pois os demais personagens querem estar perto do garoto e aprender com ele. Durante todo o filme, Mohammed procura sentir Deus em todas as coisas, na água, nas flores, na areia da praia, no canto dos passarinhos... Assim como ele lê através do método braille, ele tenta “ler” Deus da mesma maneira, tocando todas as coisas e sentindo cada detalhe. A figura do pai chega a provocar raiva no primeiro momento, mas depois é possível perceber que ele também sofre uma carência afetiva e que por esse motivo trata o filho daquela maneira. Não estou dizendo que o fato dele “maltratar” o filho é certo, mas é compreensível sua atitude. Na realidade ele tem medo que o filho sofra, e acaba tirando da vida de Mohammed coisas, momentos que fariam a diferença para ele. A fotografia do filme é simplesmente espetacular, além da exploração dos sons da natureza, para mostrar a vida, que em um filme hollywoodiano seriam apenas detalhes, que com certeza passariam despercebidos. Cada um dos momentos do filme carrega muitos significados.
Mohammed é a figura do ser humano que todos deveriam ser ou pelo menos tentar. Apesar de não enxergar, ele consegue ver as coisas belas e por incrível que pareça, simples da vida. Coisas que nós, pessoas “normais”, se é que posso chamar assim, não damos alguma importância. Depois que assisti o filme, foi colocada uma questão realmente para se pensar.... se nós fossemos cegos, como seria a nossa vida hoje? Parei para refletir e consigo enxergar que nada seria como é hoje, porque vivemos em uma sociedade extremamente preconceituosa e hipócrita, que não aceita aquele que é diferente, porém o que essas pessoas não se dão conta é de que esses diferentes são os que mais nos ensinam as coisas importantes da vida, que é o respeito ao próximo, à dificuldade do próximo, a aproveitar cada momento como se fosse o último, a tornar pequenas coisas em coisas gigantescas, a não se importar com problemas pequenos, pois se são pequenos, certamente serão solucionados rapidamente, enfim....essas pessoas nos ensinam a enxergar o milagre da vida, coisa que muita gente “normal” é incapaz de perceber! E que o paraíso pode estar ali, no meio desse mundo cheio de guerras e indiferenças, basta querer enxergá-lo.