sábado, 4 de abril de 2009

E se a tv não existisse???



Bom como esse vai ser um dos temas que irei abordar na minha monografia (Sim! Eu Sei, ainda estou no 2º ano, mas já tenho o meu tema! Qual o problema?), resolvi falar um pouco sobre...
Esse é um assunto para se pensar com mto cuidado, afinal a tv está presente no cotidiano de todos e exerce uma influência tremenda na formação da sociedade. Os canais de televisão mostram duas realidades...de um lado, a riqueza, a futilidade e de outro a pobreza, a miséria e a violência. São gigantescos os contrastes econômicos e sociais no mundo, e a população busca refúgio na tv, apenas para não encarar a realidade. O que seria da vida desse povo fútil, sem por exemplo Big Brother Brasil? Típico programa para aqueles que não têm o que fazer, que só se preocupam com a vida dos outros, que gostam de ver as siliconadas e turbinadas, e os saradões e gostosões! Ridículo....no meu ponto de vista!Nada contra quem assiste, mas existem vários outros programas muito mais interessantes e COM CONTEÚDO!
A tv é um meio de comunicação ditador de regras, modas e estilos! Vc gosta de uma determinada roupa, mas todo mundo acha horrível, mas se a protagonista da novela usar a mesma roupa em um capítulo que seja...pronto...vira moda! Outro exemplo? Todo mundo achava horrível passar gel no cabelo e colocar de lado, mas quando surge uma banda EMO, aquilo passa ser lindo! (horrível!!!!!!). Sinceramente não sei como tem pai que deixa o filho sair desse jeito!!!!!!!!! Sei lá...é questão de gosto, de personalidade....ou é cabeça fraca mesmo que vai na onda dos outros! Não sei... O mundo de hoje está pirado! Ninguém mais sabe o que quer, do que gosta....
Todo nós estamos sujeitos a sermos influenciados pela televisão, assim como por qualquer outra mídia, dependendo do repertório de cada um e do meio em que vivemos.
Acho que se a tv não existisse, continuaríamos ouvindo Rádio...mas talvez o mundo não estivesse tão pirado assim!

“Tire a televisão de dentro do Brasil e o país desaparece”
Eugênio Bucci
(presidente da Radiobrás, co-autor do livro Videologias e ex-diretor de redação da revista Superinteressante)

5 comentários:

  1. CarolzEnha, rs, este teu texto reflete coisas que discuto quase todos os dias com as pessoas, não consigo deixar de comparar com a Roma antiga onde se falava de pão e circo, um povo entretido e com a pança cheia não tem porque questionar a vida e tudo que acontece ao redor, e acabam seguindo a filosofica da "a ignorância é uma dádiva", logo se eu não sei que existe algo errado, nada de errado existe.

    então programas como BBB, novelas, e outros, unidos à programas do governo que distribuem esmolas aos mais infortunados, ao invés da dar educação, tornam-se grandes ferramentas governamentais para manipular as massas, deixando o país a merce deste povo.

    FATO: a realidade é dura, mas ninguém se importa.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza! Somos uns boçais na frente da Tv.. apesar de algumas(?? ou alguma?) emissora, como a cultura, por exemplo, manter parte produtiva, digo, algo que faça refletir, algo que insira um pouco de arte na vida do brasileiro; não estamos livres disso..
    A tv controla, condena, cria padrões de vida, ela molda a mente do brasileiro.
    As eleições transformam candidatos em produtos, quem tiver a melhor propaganda ganha.. resumindo: A tv elege também!
    O importante é sempre refletirmos sobre isso, quem sabe, um dia, esse padrão de vida, esse costume afete menos as pessoas, estimulando o brasileiro a pensar, a buscar meios de informaçõoes alternativos, procurar sempre ver os dois lados da moeda antes de formar uma opinião, enfim, quem sabe um dia o povo resolva pensar mais, criar uma identidade? bom espero que isso ocorra um dia, mas é divulgando e expondo as nossas idéias que podemos, pelo menos, fazer a diferença e não ser mais uma "engrenagem", não é? parabéns pelo blog!

    André

    ResponderExcluir
  3. Já sim Nildo! Tirei a nota máxima! Foi muito legal!

    ResponderExcluir